Salesiano celebra os 112 anos de obra em Aracaju na missa de São José

Estudantes eleitos na eleição de líderes de turmas foram diplomados no final da santa missa

Salesiano celebra os 112 anos de obra em Aracaju na missa de São José

Por Jamili Vasco

Na manhã da última quinta-feira, 16, o Colégio Salesiano realizou a missa em honra a São José e em agradecimento pelo aniversário de 112 anos da instituição em Aracaju. A celebração foi presidida pelo diretor da Pastoral Pe. Valdemir Augusto, e concelebrada pelo diretor do Colégio Pe. Arlan Braga, em companhia do irmão Salesiano Joanderson e dos padres Cesar Cassetta e Cesar Teixeira.

O ginásio de Esportes Dom Bosco estava lotado com os estudantes, professores, coordenadores e colaboradores.A santa missa foi um momento de gratidão, fé e reflexão. O Pe. Arlan Braga falou, na homilia, que São José abraçou o sonho de Deus com muita honestidade e justiça.

“José tinha um coração nobre e compreendeu o projeto de Deus. Por isso, ele percebeu que deveria continuar fazendo o bem às pessoas ao lado de Maria. São José é esse homem aberto ao diálogo, sensível em fazer o bem, um homem justo e íntegro”, afirmou.

As leituras litúrgicas e a animação da celebração foram realizadas pelos alunos, professores e equipe da Pastoral Salesiana. “A missa transmitiu paz para mim. Eu sou devota de São José e foi maravilhoso comungar com meus irmãos Salesianos, neste dia especial. Eu fico extremamente feliz pelo aniversário da escola e por mais uma ano de vida do Pe. Valdemir Augusto”, comemorou a professora de ciências biológicas, Isa Carolina dos Santos. 

A Unidade Infantil do Salesiano apresentou uma peça teatral sobre a história de São José no final da missa. Além disso, todas as crianças realizaram uma procissão em homenagem ao padroeiro da Comunidade Salesiana de Aracaju.

Diplomação dos Líderes de Turma

Com o objetivo de exercitar a cidadania plena, o protagonismo juvenil e o voto consciente, os 80 alunos eleitos a líderes e vice-líderes de turma foram diplomados durante a missa de São José. A ação pedagógica é realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE). A votação foi realizada na segunda-feira, 13 de março, com a contribuição de ex-alunos e da pastoral. “Eu já fui líder em outros anos, mas ser líder do 3º ano do Ensino Médio é uma responsabilidade imensa. Eu vou lidar com a formatura, com as missas e tudo que envolver a nossa sala”, disse a líder da 3ª série A, Camila Cecília. 

Líderes e vice-líderes de turma receberam os certificados de diplomação no final da missa.

Fotos: Anderson Peralta