Projeto Oficina De Redação: um grupo de 25 alunos alcançaram mais de 900 pontos na redação do ENEM 2023
O Colégio Salesiano de Aracaju disponibiliza para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais até a 3ª série do Ensino Médio o Projeto Oficina de Redação, que trabalha a teoria, a prática e as correções individuais dos textos. O objetivo é desenvolver as habilidades e competências necessárias para que os alunos construam textos coesos e coerentes, sem esquecer do repertório cultural.
Na prova de redação do Enem 2023, 2,7 milhões de candidatos escreveram sobre "Os desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil". Um grupo de 25 alunos tiraram acima de 900 pontos na redação. As professoras Dyana Cecília dos Santos e Renata dos Santos comemoraram os resultados dos estudantes. "As notas dos alunos de 2023 foram satisfatórias. Agora, eu e Renata estamos recalculando a rota para trabalharmos em 2024. Nosso objetivo é manter os bons resultados", destacou a professora Dyana Cecília dos Santos.
Não há uma fórmula mágica para que o aluno alcance os 1000 pontos na prova de redação do Enem. O segredo é treinar, fazer e refazer os textos. Essa prática deve ser feita o mais cedo possível, não apenas na 3ª série do Ensino Médio.
"Não podemos esquecer que a correção do Enem também é subjetiva e isso não tem como ser retirado do certame. Esse ano tivemos três notas 980, isso significa que um avaliador deu 1000 e o outro deu 960, o que quebra a nota do aluno, deixando-o em uma média gerada pelo sistema. Isso acontece, muitas vezes, devido à subjetividade do avaliador", concluiu a professora Dyana Cecília.
Depoimentos dos ex-alunos Salesianos
Andressa Fátima Amaral Santos, de 17 anos, conciliou sua vida pessoal e a rotina de estudos durante todo o ano de 2023. Ela abriu mão de algumas coisas, mas conseguiu aproveitar com os amigos, estudar e revisar os conteúdos por meio de questões. De acordo com a aluna do Salesiano Aracaju, alternar entre a teoria e a resolução de questões funcionou para conseguir êxito no Enem 2023. "Sem teoria não há conhecimento suficiente para responder às questões e sem prática não há como testar estratégias inteligentes para a resolução dos problemas", disse.
Caio Ribeiro falou da importância do Projeto Oficina de Redação para seu bom desempenho no Enem 2023. "As oficinas de redação me ajudaram muito. A professora Dyana me cobrava bastante em relação ao tempo de escrita e me fazia corrigir os erros cometidos. Isso, com certeza, fez a diferença na hora da prova", afirmou.
Lorena Cardoso dos Santos, de 17 anos, organizava o tempo de estudos por meio de cronogramas e tinha a meta de estudar todos os dias, sem quantificar as horas dedicadas. Atualmente, o objetivo dela é passar em um concurso público e ter estabilidade financeira. "A universidade não é meu foco no momento. Embora, ainda seja um sonho me formar em áreas como tecnologia, saúde ou direito, minha principal atenção está voltada para os concursos públicos", explicou.