Salesiano promove os conhecimentos científicos do Ensino Fundamental ao Médio

A instituição de ensino possui ambientes preparados para a pesquisa, realização de experimentos e práticas laboratoriais

Salesiano promove os conhecimentos científicos do Ensino Fundamental ao Médio

Por Jamili Vasco

Incentivar o interesse pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática são imprescindíveis para o desenvolvimento integral dos alunos. Por isso, o Colégio Salesiano Aracaju estimula os estudantes a atuarem nessas áreas, desde o Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Dessa forma, a instituição de ensino conta com aulas práticas no laboratório de ciências, robótica e “Sala Maker”. Estes ambientes são preparados para a pesquisa e a realização de experimentos, por meio de processos de tentativa e erro. Além disso, a escola promove palestras educativas referente às temáticas científicas. 

De acordo com a cientista e ex-aluna, Josimari Santana, os professores da educação básica já estão capacitados o suficiente para desenvolverem projetos de pesquisa. “A oferta de ciências na escola deve ser trabalhada, por meio de estratégias pedagógicas, que mostram a aplicabilidade da ciência no cotidiano. Porque, às vezes, a ciência pura traz conceitos que são muito distantes da realidade dos alunos”, explicou.

Diante disso, cerca de 49 alunos das 1ª séries do Ensino Médio participaram do “Giro Colaborativo de Biologia” sobre a teoria celular, no laboratório de ciências. As atividades foram orientadas pela professora de biologia Rubiana Bandeira e os estudantes observaram, no microscópio, as descobertas de cinco cientistas diferentes.

“A gente aprendeu, na prática, como as células são formadas. Estudamos a história de cinco principais cientistas e observamos suas descobertas. Com isso, entendemos a divisão celular, o núcleo, a diversidade de armazenamentos e até descobrimos a origem do nome célula”, afirmou o estudante do 1º ano B, Guilherme Lemos.

Foto: Anderson Peralta

De acordo com a Professora Rubiana Bandeira, cada objeto de conhecimento  possui uma prática ativa, seja a rotação por estações, ensino por investigação, desenvolvimento de experiência ou a construção de hipóteses. “Diversas pesquisas mostram que as atividades práticas de biologia são fundamentais para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Consequentemente, as aulas no laboratório são de suma importância para o bom rendimento do aluno, devido ao seu potencial de reforçar o assunto teórico. Além disso, promove o desenvolvimento do espírito crítico no indivíduo”, destacou.

E não são apenas os alunos do Ensino Médio que têm aulas no laboratório de ciências. Os estudantes do 2º ano B do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) participaram de aula prática sobre como os materiais são feitos e refletiram as formas de propagação da luz nos objetos. A iniciativa foi conduzida pela química do laboratório Mônica Meneses em parceria com as professoras Adrielly Menezes e Rebeca Andrade.

“Realizamos o trabalho com a argila, que é um exemplo de material opaco, e não permite a passagem da luz. Inicialmente, a argila é maleável, mas pelo processo de transformação fica mais resistente. Além disso, estamos trabalhando a importância da estimulação sensorial através do tato”, informou a professora do 2º ano B, Adrielly Menezes.

As crianças adoraram a experiência de manusear a argila, no laboratório de ciências, de forma lúdica e divertida. “Eu nunca tinha encontrado uma argila na minha vida, aqui é legal! Eu não quero voltar para a sala, eu achei o laboratório maravilhoso, é meu lar na escola.” disse Noah Peneluc, de 7 anos. Ele também descobriu que no laboratório existe uma coleção de borboletas e ficou interessado pelos insetos. “Quando eu crescer quero ser veterinário, vou cuidar dos animais machucados”, concluiu o estudante.

Foto: Jamili Vasco

De acordo com a professora Adrielly Menezes, as aulas práticas continuarão durante todo o ano letivo, seguindo o planejamento pedagógico, e realizando as atividades propostas no livro Ampliando Rotas da Coleção “Nautas”, da Editora Edebê, que possui diversas experiências científicas.

Competências da BNCC - As atividades práticas de ciências oferecidas pelo Colégio Salesiano estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante disso, os estudantes exercitam a competência referente ao pensamento científico, crítico e criativo. Porque, as tarefas privilegiam o questionamento, a análise crítica, a busca por soluções criativas e inovadoras.