Alunos da Educação Infantil participam de projeto sobre saúde bucal escolar
A iniciativa foi realizada em parceria com os estudantes de odontologia da Uninassau
Conscientizar professores, alunos e pais sobre o processo da cárie, explicar a importância da alimentação saudável e dos cuidados com a higienização dos dentes são os objetivos do Projeto Motivação em Saúde Bucal Escolar. A iniciativa foi desenvolvida pelos alunos do 6º período de Odontologia da Uninassau e fez sua primeira ação com as crianças da Unidade Infantil do Colégio Salesiano de Aracaju.
O Projeto surgiu de uma inquietação da estudante de odontologia e mãe do aluno da Educação Infantil Bryan Fraga, Thaislane Fraga. Ela que já trabalhou como auxiliar em saúde bucal pública coletiva e observava muitos casos de crianças em condições precárias de higiene bucal, que, muitas das vezes, uma simples informação sobre qual movimento fazer com a escova de dente poderia evitar este cenário.
"Ao iniciar a graduação de odontologia, o desejo de realizar uma ação sobre a importância da saúde bucal aumentou. Dessa forma, realizamos algumas ações pontuais em igrejas, associações de moradores e praças. Mas, o meu foco principal era atingir as crianças, que estão em ambiente escolar. Porque, a educação e a saúde são indispensáveis para a existência do ser humano, estando elas conectadas, já que a educação é a base para uma vida saudável", afirmou a estudante de odontologia, Thaislane Fraga.
Além de participar de uma aula lúdica sobre o flúor e como cuidar dos dentes, língua e boca corretamente, os estudantes da Educação infantil receberam um kit de higiene bucal. A professora e cirurgiã dentista, Izabelle Braga, explica que o projeto também mostrou a importância da água fluoretada nas águas de abastecimento da cidade, e seu impacto na saúde bucal.
"O intuito desse projeto com crianças e nas escolas, é aproveitarmos a melhor fase de aprendizado dos pequenos. Momento onde eles absorvem tudo e são curiosos. Ensiná-los, desde a infância, os hábitos corretos de higienização, a importância que isso traz e dos benefícios que terão ao longo da vida, se cuidarem direitinho dos dentinhos. Enfatizamos também que prevenir é melhor do que tratar", concluiu a Cirurgiã dentista, Izabelle Braga.
Sem medo de dentistas
O Projeto Motivação em Saúde Bucal Escolar utiliza uma abordagem lúdica para divertir e ensinar as crianças. A técnica da odontopediatria utilizada na iniciativa foi a "Falar-Mostrar-Fazer", que é uma conversa, em linguagem acessível, sobre os procedimentos com demonstração visual, auditiva, tátil e olfativa.
"Por exemplo, no primeiro momento de nosso projeto, nós utilizamos o recurso das mesas demonstrativas, uma maquete sobre alimentação saudável e má alimentação, além de macro bocas associadas a uma paródia, para auxiliar a explicação de forma lúdica. No segundo momento, as crianças usam todos os sentidos, interagindo com as mesas demonstrativas. A última e mais legal delas, é a de jogos, onde elas aprendem e se divertem. Portanto, as crianças já ficam com mais confiança no profissional que irá acompanhá-la na escovação supervisionada", destacou a estudante de odontologia, Thaislane Fraga.
Alunos participantes do projeto: Ana Luiza Garcez, Andreza Passos, Cynthiane Vicente, Davyd Lucas, Julyane Feeitosa, Jurandyr Brandão, Marcele Vieira, Paulo Souza e Thaislaine Fraga.