Salesiano Aracaju tem um setor exclusivo para as olimpíadas do conhecimento

Salesiano Aracaju tem um setor exclusivo para as olimpíadas do conhecimento

Com o objetivo de impulsionar o rendimento escolar e aprofundar o conhecimento do conteúdo de várias disciplinas, o Colégio Salesiano Aracaju criou o setor de Olimpíadas do Conhecimento. Dessa forma, a Liga Champs oferece uma variedade de iniciativas, que auxiliam na preparação das provas e desafios das competições científicas. Dentre elas estão: aulas regulares em diferentes disciplinas, material didático, reaplicação das provas anteriores e acompanhamento pedagógico.

De acordo com a coordenadora da Liga Champs, Gabriela Rocha, é de extrema importância participar de olimpíadas do conhecimento tanto para testar o nível de aprendizado, quanto para agregar valor no currículo acadêmico. "O aluno que participa destas competições e de clubes científicos desenvolve habilidades para trabalhar em grupo e aprofunda o aprendizado dos conteúdos ministrados em sala de aula", explicou.

  1. Promover a pesquisa científica entre os alunos: Incentivar os estudantes a se envolverem em atividades de pesquisa científica, seja por meio de projetos individuais ou em grupo, dentro e fora da sala de aula.

  1. Fomentar o interesse pela ciência: Organizar eventos, palestras, workshops e atividades extracurriculares que despertem o interesse dos alunos pelas diferentes áreas da ciência e tecnologia.

  1. Facilitar a interação entre alunos e professores: Criar um espaço onde os alunos possam interagir com professores, discutir ideias, receber orientações e apoio em suas áreas de interesse específico.

  1. Desenvolver habilidades acadêmicas e profissionais: Oferecer oportunidades para os alunos desenvolverem habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação científica e trabalho em equipe, que são essenciais para o sucesso acadêmico e profissional.

  1. Promover a participação em competições do conhecimento: Estimular os alunos a participarem de competições locais, regionais, nacionais e internacionais, como feiras de ciências, olimpíadas científicas e outros eventos similares.

  1. Promover a divulgação do conhecimento: Realizar atividades de divulgação científica e acadêmica para a comunidade escolar e o público em geral, com o objetivo de compartilhar conhecimentos de forma acessível e inspiradora.

Alunos destaques em Olimpíadas

Essas competições testam e premiam os alunos brasileiros pela dedicação nos estudos, pesquisas e conhecimentos em diversas áreas. Além disso, o estudante inicia a vida acadêmica com um diferencial, agregando valor no seu currículo.

 A aluna do 6º ano A do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Alejandra Bueno, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Canguru de matemática de 2022. Ela já está se preparando para a nova edição da competição neste ano. "Eu fiquei muito feliz com essa conquista. Eu estudei muito para obter um resultado positivo e foi maravilhoso receber a medalha de ouro. A minha disciplina preferida é matemática, então já estou me preparando para a Olimpíada Canguru de 2024", afirmou.



Ryan Kaick Cardoso da Silva, aluno da 3ª série A do Ensino Médio do Salesiano Aracaju, iniciou sua trajetória nas olimpíadas do conhecimento em 2020. Ele já participou de várias edições da Olimpíada Brasileira de Robótica. "Ano passado, eu e minha equipe conseguimos passar para a etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Essa experiência abriu caminhos para outras oportunidades, como a participação na Olimpíada de Economia. Eu sei que bons resultados nas olimpíadas podem garantir uma vaga em universidades públicas, como a Unicamp e  a Unesp, sem a necessidade de realizar o vestibular tradicional ou o Enem", destacou.