Salesiano Aracaju celebra o legado de Dom Bosco

A Família Salesiana se reuniu em fé para celebrar os 209 anos do nascimento de Dom Bosco.

Salesiano Aracaju celebra o legado de Dom Bosco

Dia 16 de agosto é um dia especial para a Congregação Salesiana, porque é a data do nascimento de São João Bosco. Em todo o mundo, o legado do Pai e Mestre da juventude é celebrado com festa. No Colégio Salesiano de Aracaju não foi diferente, salesianos, alunos, educadores e familiares participaram da santa missa em memória ao aniversário de Dom Bosco. O diretor-geral do Colégio Salesiano de Aracaju, Pe. Arlan Braga, presidiu a missa, acompanhado dos padres Salesianos Pe. José Cézar Teixeira e Pe. Cesar Casetta, além dos Salesianos Fabricio Lima e Nathanael Kellison.

"A nossa referência, nas casas salesianas, é Dom Bosco. Ele que nasceu no Norte da Itália, perdeu seu pai muito cedo e teve que trabalhar para sustentar sua família, tinha o sonho de ser padre. Assim, Dom Bosco realizou seu sonho e se tornou um sacerdote dedicado aos jovens, às crianças e aos adolescentes. O caminho que Dom Bosco nos ensina é Jesus Cristo, que traz o amor e a fraternidade", expressou o Pe. Arlan Braga.

Na ocasião, os alunos participaram da liturgia da palavra, ofertório e grupo de canto. A Pastoral Salesiana organizou o momento de espiritualidade, para que os jovens fossem os protagonistas desse dia especial. Além disso, os estudantes da educação infantil encenaram uma belíssima peça teatral sobre o "Sonho dos 9 anos de Dom Bosco" e cantaram a canção "Dom Bosco das Crianças", de autoria do Pe. Gildásio Mendes. Os alunos do grupo de Ginástica Rítmica também participaram da Santa Missa com uma apresentação no momento do ofertório.

A senhora Sandra Conceição, mãe do aluno e coroinha João Rafael Conceição, acredita que as missas são muito importantes para a formação integral dos alunos. "A pedagogia de Dom Bosco é completa, porque trabalha a razão, a religião e o amor. A formação do ser humano perpassa por essas três vertentes, agradeço ao salesiano por proporcionar isso ao meu filho. Eu me preocupo em oferecer uma formação completa para ele e não apenas uma escolarização", afirmou.

A professora de português e educadora social do Oratório Festivo, Tathiany Melo, expressa sua felicidade em contribuir com o sonho de Dom Bosco. "Por meio da minha vocação, eu posso educar os jovens com amor, ternura e firmeza. Nós trabalhamos conhecimentos acadêmicos, princípios e valores, seja na sala de aula ou no pátio. O meu trabalho no Oratório significa cuidar do primeiro amor de Dom Bosco, afinal de contas, foi no Oratório que tudo começou", expressou.

Para o aluno da 1ª série do Ensino Médio, Adrian Gabriel Costa, Dom Bosco é um exemplo de santidade para todos os jovens. "Eu encontrei em Dom Bosco um guia e quero seguir seus passos, como um jovem salesiano que intercede pelos outros. Eu sirvo nas missas da escola e me sinto feliz em auxiliar aos padres no altar do senhor", disse.