Missão Jovem 2023: alunos salesianos em Pacatuba (SE)
Alunos Salesianos, acompanhados pela Pastoral Salesiana e pelo Movimento Auxilia, serviram ao próximo durante a semana santa
Por Jamili Vasco
Seguindo a missão que Jesus deixou para todos os Cristãos “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15), um grupo de 16 alunos do Colégio Salesiano e voluntários do Movimento Auxilia realizaram a 1ª Missão Jovem Salesiana em Pacatuba (SE), orientados pelo diretor da Pastoral Pe. Valdemir Augusto.
A iniciativa foi realizada durante a Semana Santa, de 6 a 9 de abril. Os missionários foram divididos em 3 grupos para atender as comunidades dos povoados: Brejão de Itioca, Ponta dos Mangues, Aracaré, Alagoinhas, Piranhas, Boca da Barra, Oitizeiro, Lagoa das Flores e Guaratuba. Além disso, os participantes da Missão foram acolhidos pelos moradores, que disponibilizaram alojamentos e refeições.
A última estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que há 14.650 pessoas residentes em Pacatuba. Apesar do grande quantitativo de moradores, existe somente a Paróquia São Félix de Cantalício para atender as 40 comunidades da região. De acordo com o coordenador da Pastoral, Felipe Bastos, este foi um dos motivos para a Missão Salesiana visitar esses povoados pregando a palavra de Deus.
“A Missão foi muito significativa tanto para as comunidades acolhedoras quanto para os nossos alunos. Estamos felizes em realizar pela primeira vez a celebração do Tríduo Pascal no povoado Aracaré. Então, essa foi uma experiência marcante para todos nós. Diante dessa realidade, pretendemos voltar em 12 de outubro para realizar um Dia das Crianças”, destacou o coordenador da Pastoral, Felipe Bastos.
De acordo com o Padre Maurício Alexandre da Paróquia de São Félix de Cantalício, foi impactante receber a juventude missionária Salesiana, que pregou o evangelho para os paroquianos. Os missionários levaram palavras de alegria e esperança, diante das dores e sofrimento de cada morador. “É muito positivo receber os jovens cheios de alegria para compartilhar conosco. Além de anunciar a santa palavra de Deus, eles ouviam cada pessoa com cuidado e respeito. Nossos moradores estavam felizes em receber os missionários. E eu creio que o amor de Jesus estava presente em cada lar que visitamos”, manifestou o pároco.
Foto: Pastoral Salesiana
Da quinta-feira santa ao Domingo de Páscoa, os jovens missionários visitaram enfermos e as famílias das comunidades; promoveram missas e celebrações da palavra; realizaram o Oratório Festivo; momentos de partilha e entrega de 50 cestas básicas e mais de 30 caixas de chocolate para os moradores. Os alimentos ofertados às famílias tiveram o apoio da Universidade Paulista (Unip) e dos próprios alunos da escola. Além disso, os missionários tiveram vivências de lazer com o luau jovem, visita às dunas e às lagoas naturais.
Para a aluna Maria Vitória Dias Barbosa, da 1ª série A do Ensino Médio, ser missionária é evangelizar e ter empatia com os outros. “Confesso que não tinha melhor lugar para realizar a Missão do que Pacatuba. A forma como eles nos acolheram foi incrível. Mostraram que realmente queriam nossa presença. Foi impressionante observar a felicidade deles nas pequenas coisas. O legado da Missão Jovem para mim foi aprender a ouvir os outros. Às vezes, ficamos muito focados no nosso próprio eu e esquecemos das outras pessoas”, afirmou a aluna.
A Missão Jovem foi uma experiência nova que aproximou os alunos de realidades diferentes, em cada povoado que conheceram. “Teve um dia que visitamos nove casas, todos nos acolheram bem, foi incrível! Depois que voltamos das visitas, eu estava cansada, mas era como se algo tivesse mudado em mim. Eu senti como se a minha alma tivesse sido renovada”, expressou Laila Fábian Lessa, do 9º ano A do Ensino Fundamental.
Missão Jovem Salesiana - É uma experiência de vivência de fé na espiritualidade Salesiana, ou seja, uma ação planejada e concreta em outra realidade juvenil. Ela é um convite ao amadurecimento dos alunos que se organizam para dar testemunho de sua fé ao povo, ajudando a resgatar valores e a desenvolver potencialidades, para que sejam ativos e conscientes de sua tarefa social e eclesial.
“Eu quero expressar minha gratidão à Pastoral Salesiana por trazer os missionários para nossa cidade. Foi uma experiência inesquecível, porque nunca recebemos jovens para evangelizar. Então, agradeço de coração, a todos que contribuíram para a realização desta ação e espero que nos visitem mais vezes”, agradeceu a senhora Eurides Santos, moradora de Acararé.