Devoção do Colégio Salesiano de Aracaju a Maria Auxiliadora
Mês mariano um legado Salesiano. Nesta época, a espiritualidade é diferenciada, percebida não só pelos Padres Salesianos, mas pelos educadores, estudantes, ex-alunos e suas famílias.
Mês mariano um legado Salesiano. Nesta época, a espiritualidade é diferenciada, percebida não só pelos Padres Salesianos, mas pelos educadores, estudantes, ex-alunos e suas famílias.
No mês de maio o Colégio Salesiano de Aracaju, através da Pastoral, se mobiliza para comemorar e festejar o “Mês ariano”, que neste ano teve como tema: Mês da Mãe, para celebrar o dia das mães dos estudantes (08 de maio) e também homenagear o dia da Santíssima Virgem Maria Auxiliadora (24 de maio).
Para o coordenador da Pastoral, Felipe Bastos, todas as ações, momentos e exercícios de espiritualidade no marco do mês mariano, refletem o legado de Dom Bosco na instituição.
“O mês da mãe (Maria Auxiliadora), foi marcado por momentos sublimes com Maria, que nos chama a fazer tudo por amor, como ela nos ensina com suas virtudes maternais”, explica o coordenador.
Ele ainda acrescentou que “As iniciativas marcaram todos os setores e segmentos do colégio e da obra social dos Salesianos em Aracaju, que contou com a peregrinação de santuários, renovando a presença de Maria Santíssima no coração de educadores e alunos que crescem em uma escola pastoralmente viva em seu dia-a-dia.”
Na noite da sexta-feira, 20, a Pastoral do Colégio realizou o 6° dia do novenário de Nossa Senhora, na igreja matriz. A Santa Missa foi celebrada pelo diretor do Colégio Pe. Arlan Braga, acompanhado pelos padres Salesianos, Cézar Teixeira, Cesar Cassetta e Valdemir Augusto.
Antes de iniciar a celebração, foi realizada a procissão de entrada, que contou com a participação dos estudantes e educadores Salesianos de todos os segmentos educacionais, incluindo atletas das modalidades esportivas.
No domingo, 22, na véspera da celebração do dia de Maria Auxiliadora dos cristãos, a escola em parceria com a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, realizou uma grande carreata com a imagem da Santa, pelas principais avenidas de Aracaju, que foi acolhida com muito amor e carinho pelos aracajuanos, dentro dos carros, na porta de casa e nas janelas dos prédios.
Durante o percurso o Pe. José César fez momentos de oração na frente dos hospitais Cirurgia, Primavera e São Lucas. Além disso, o coordenador da Pastoral Salesiana, Felipe Bastos e os integrantes dos movimentos Auxilia e AJS animaram os fiéis com músicas e cânticos de fé.
Após quase três anos de interrupção na festa de Nossa Senhora Auxiliadora devido às restrições na pandemia, o Colégio Salesiano de Aracaju celebrou a Santa Missa na manhã desta terça-feira, 24 de maio. A eucaristia foi conduzida pelo diretor do Colégio Pe. Arlan Braga e concelebrada pelo Pe. Valdemir Augusto, e reuniu alunos, educadores, ex-alunos e familiares.
Na eucaristia os padres Salesianos continuaram o legado de Dom Bosco, que reforça a devoção à santíssima virgem Maria Auxiliadora e mantém a tradição dos festejos no mês mariano.
No final da Santa Missa, foram realizadas diversas manifestações de amor em honra a Nossa Senhora, começando com interpretação do Avé Maria pela ex-aluna Salesiana Cristina Cavalcante, cantos do grupo musical Ministério Éfata!, apresentação de balé, historinha da Sagrada Família, canto da aluna Luísa Corrêa e a tradicional coroação por parte das alunas do Ensino Médio.
De acordo com a equipe da Pastoral, “Todos os alunos escreveram cartas para Nossa Senhora, que foram apresentadas simbolicamente no ofertório da Missa Solene da Virgem Auxiliadora. Como uma resposta educativa aos anseios dos alunos, todos receberam uma ‘carta resposta de Maria’, recordando que a Mãe escuta e acolhe os pedidos dos seus filhos”.