Encontro de Formação: estudantes da 3ª série A do Ensino Médio vivenciam momentos de fé e lazer
Evento refletiu sobre a construção do projeto de vida e da carreira profissional
Por Jamili Vasco
Os alunos do Ensino Médio do Colégio Salesiano de Aracaju dispõem de apoio de professores, materiais didáticos, projetos e iniciativas a fim de garantir um bom desempenho no período de Enem e Vestibulares. Além do conteúdo em sala de aula, a Pastoral Salesiana em parceria com o Núcleo de Acompanhamento Neuropsicopedagógico Escolar (NANPE) orientam os estudantes para cuidar da espiritualidade e das competências socioemocionais. Em função disso, foi realizado o 1º Encontro de Formação, com o tema “Projeto de Vida”, na chácara Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no Povoado Areia Branca - Mosqueiro.
Na ocasião, os estudantes do 3º ano A do Ensino Médio distribuíram abraços e sorrisos de alegria, além de partilharem a fraternidade Salesiana. Os temas debatidos no evento foram o autoconhecimento, o poder de decisão dos indivíduos, a escolha da carreira profissional e a importância de plantar boas sementes durante a vida.
Para a aluna Nina Fontes, o Encontro renovou as energias dos estudantes que vivem rotinas longas de estudos e preparação para o Enem. “Como terceiro ano, esta é a última vez que estamos desfrutando desses momentos únicos, que mudam o nosso dia a dia e nos ajudam a manter o equilíbrio físico, espiritual e mental. Por isso, tenho muita gratidão, especialmente pelos momentos vivenciados no Colégio”, disse a aluna.
O encontro iniciou logo cedo, com a invocação do Espírito Santo, conduzido pelo coordenador da Pastoral Felipe Bastos e animados pelo auxiliar Paulo Júnior. Todos estavam felizes, batiam palmas e cantavam com muita alegria. Em seguida, o Padre Valdemir Augusto realizou a partilha da palavra de Deus, com a leitura e meditação do evangelho de Mateus 13, 3-9, que fala sobre a experiência do semeador em busca de colher bons frutos, conforme os terrenos e sementes lançadas.
De acordo com o diretor da Pastoral, Pe. Valdemir Augusto, o semeador é o próprio Jesus Cristo, que lança a semente: a palavra de Deus, no terreno dos nossos corações. Além disso, na realidade dos jovens, a semente é o sonho da realização profissional. O padre também pediu aos alunos para entregarem a Deus seus sonhos e projetos de vida.
“O Encontro de Formação possibilita a integração da turma e a percepção de realidades que estão além da sala de aula. Os estudantes fazem uma experiência de fé, acolhida do outro com todas as suas diferenças. Cada um tem um jeito de ser e devemos respeitar a todos. É uma experiência de integração total da vida. Na sala de aula, eles conhecem a dimensão intelectual, mas, a proposta da educação Salesiana vai além. Nós preparamos os estudantes para a vida inteira”, destacou o Pe. Valdemir.
Sabendo que um projeto de vida requer paciência, renúncia e dedicação, a 3ª série A participou de duas dinâmicas. A primeira foi a realização do plantio de feijão, que simboliza o semeador, para isso cada estudante pensou nos sonhos, objetivos e familiares. Já na segunda atividade, o objetivo foi promover o autoconhecimento e o reconhecimento do outro.
Dinâmica faz referência a plantação dos sonhos e projetos de vida
“A gente instrui o cidadão para fazer prospecções para o futuro, construir seu projeto de vida, sonhos e conhecer tanto seus comportamentos quanto pensamentos. Nesta realidade, trabalhamos com as circunstâncias, as diversidades e as adversidades. Por isso, nós precisamos ser formados enquanto indivíduos, para trazer as nossas concepções de futuro e tomar decisões”, explicou a psicóloga, Jade Viturino. Ela esteve no Encontro de Formação e finalizou as atividades matutinas, com uma roda de conversa referente às competências socioemocionais.
A tarde começou com um almoço coletivo para todos os participantes do Encontro de Formação. A refeição foi preparada pela colaboradora Maria Domingas Santos e abençoada pelo Pe. Valdemir Augusto. Em seguida, os estudantes da 3ª série A compartilharam momentos de lazer na piscina, campo de futebol, karaokê e jogos de vôlei.
Gabrielle Fontes, que começou a estudar no Salesiano ano passado, falou sobre a importância do Encontro de Formação para criar lembranças com os amigos, além dos aprendizados sobre vocação e carreira profissional. “Eu sou uma pessoa que está tentando seguir o sonho de ser maquiadora profissional, eu quero ter meu estúdio de beleza. Hoje, eu ouvi palavras motivadoras, que melhoraram minha autoestima em relação ao meu sonho. Entendi que existem outros caminhos e o importante é trabalhar com amor”, afirmou.
Este foi o 1º Encontro de Formação do ano letivo 2023, a Pastoral Salesiana já preparou um cronograma para trabalhar nas próximas edições do evento com as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental aos 3º anos do Ensino Médio. Os Encontros têm suas temáticas planejadas por séries, fundamentados na ótica do Sistema Preventivo de Dom Bosco e em permanente diálogo com as habilidades socioemocionais.
Fotos: Anderson Peralta