Devoção do Salesiano Aracaju a Nossa senhora Auxiliadora

O Colégio Salesiano de Aracaju, carrega com amor, devoção e honra o nome de Nossa Senhora Auxiliadora.

Devoção do Salesiano Aracaju a Nossa senhora Auxiliadora

Quem conhece uma casa Salesiana sabe que o dia 24 de maio, Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, é uma data especial. Neste dia a espiritualidade, a fé e a devoção por Nossa Senhora toma conta de toda a Família Salesiana, na escola, pátios, corredores, salas de aula e inclusive no lar das famílias que rezam a novena na frente do oratório da virgem.

A devoção mariana, deixada aos Salesianos como herança religiosa por São João Bosco, é um dos legados mais bonitos na igreja católica. “Foi Ela quem tudo fez”, assim dizia Dom Bosco ao expressar seu amor por Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da congregação, que segundo ele o auxiliou nos momentos mais difíceis.

O amor e devoção por Nossa Senhora Auxiliadora, não se limita apenas às celebrações eucarísticas, homilias e missas formais, ele também se manifesta de forma expressiva no lar das famílias de alunos, ex-alunos, educadores e colaboradores das obras Salesianas. 

Assim como Dom Bosco, desde pequeno, aprendeu com sua mãe Margarida, a confiar inteiramente em Nossa Senhora, ao falar da Mãe de Deus, a Pastoral Salesiana do Colégio convidou as famílias dos alunos a vivenciarem momentos de oração e invocação a Maria Auxiliadora. 

Para a senhora Lisandra Deda, mãe dos alunos Thiago, Laís, Laura e Helena, receber o oratório da Virgem Maria foi especial. "Agradeço imensamente ao Colégio Salesiano pela oportunidade de rezar em família com Nossa Senhora Auxiliadora. Foi um dia especial em que nos sentimos ainda mais abençoados. Não tenho palavras para descrever o sentimento e emoção que vivenciamos", manifestou a mãe dos alunos Salesianos.

(Foto: Arquivo pessoal de Lisandra Deda)

Celebrações da Presença Salesiana em Aracaju

A obra Salesiana de Aracaju (Colégio, Oratório e Paróquia) prestou várias homenagens à Virgem de Dom Bosco, durante todo o mês de maio. Com uma programação diversa, o Colégio realizou a coroação de Nossa Senhora com todas as turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais e as famílias da Unidade Infantil receberam o oratório de Nossa Senhora para realizarem as orações marianas em casa. 

No domingo 19 de maio, após a celebração da Santa Missa na Paróquia, a comunidade Salesiana mobilizou uma carreata pelas principais avenidas da região central da capital sergipana. Durante a carreata aconteceram momentos de oração, fé e alegria com a comunidade Aracajuana, especialmente na frente dos Hospitais Cirurgia, São Lucas, Unimed e Clínica Santa Helena. O Padre César Teixeira fez orações pelos enfermos, recém nascidos, familiares e trabalhadores na área da saúde.

Entre os dias 15 e 23 de maio, a Paróquia realizou a Novena em honra a Nossa Senhora, com uma participação expressiva no dia 22, a cargo dos noiteiros do Colégio e Oratório. A Santa Missa presidida pelo diretor do colégio Pe. Arlan Braga contou com a presença de alunos, educadores, oratorianos, voluntários, ex-alunos e familiares. 

Ao finalizar a celebração, as crianças e adolescentes do Oratório Festivo cantaram “O Maria, Vergine Potente”, em tradução livre para o portugues “Ó Maria, Virgem Poderosa”, uma belíssima apresentação conduzida pelo Salesiano Fabrício Lima, que emocionou a todos e ficará na memória dos participantes. 

Dia 24 de maio

Os padres salesianos Arlan Braga e José Cézar Teixeira celebraram a Santa Missa de Nossa Senhora Auxiliadora, acompanhados dos salesianos Fabricio Lima e Nathanael Kellison, no Ginásio de Esportes Dom Bosco. A linda celebração contou com a participação massiva de alunos, ex-alunos, familiares, educadores, religiosos e integrantes da Comunidade Canção Nova.

Durante a homilia, o Pe. Arlan Braga falou da importância da Virgem Maria para os cristãos. "Maria é sensível à humanidade, ela intercede por todos nós. O Dia de Nossa Senhora Auxiliadora é celebrado com festa, alegria, fé, canções e partilha da palavra de Deus em todas as presenças salesianas do mundo. Somos gratos a São João Bosco por ter nos ensinado a amá-la. Tenho certeza que Maria Auxiliadora caminha conosco no pátio todos os dias", expressou.

A ex-aluna e estudante de psicologia, Aísa Távora, aprendeu a amar Nossa Senhora Auxiliadora no Salesiano Aracaju. "Nossa Senhora Auxiliadora ocupa um espaço muito importante na minha vida e eu aprendi a venerá-la aqui. Eu fico muito emocionada neste dia, porque Nossa Senhora Auxiliadora esteve comigo em vários momentos da minha vida. A cada ano esse amor só aumenta, fiquei muito feliz em retornar para minha antiga casa dducacional", afirmou.

Ao final da Missa, os alunos da Educação Infantil realizaram uma apresentação artística em honra a Nossa Senhora Auxiliadora. Já os alunos do Ensino Médio prestaram homenagens às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, e também realizaram a tradicional coroação da Virgem Auxiliadora, que emocionou a todos.