Dia do Soldado: Salesiano Aracaju realiza Projeto com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe

Alunos conheceram de perto as rotinas e vivências dos bombeiros

Dia do Soldado: Salesiano Aracaju realiza Projeto com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe

O Dia do Soldado no Brasil, 25 de agosto, lembra a data do nascimento do renomado oficial e patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias. Tendo em vista a importância dos soldados para a sociedade, o Colégio Salesiano de Aracaju realizou uma visita a sede do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe. Os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais entenderam como é o trabalho de resgate, salvamento e operações dos Bombeiros.

Além disso, eles conheceram os equipamentos utilizados nas missões e tomaram um banho divertido no quartel da corporação dos Bombeiros. Na ocasião, a escola recebeu uma medalha de reconhecimento da instituição militar "Amigos dos Bombeiros".

O tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Jairo Cruz Santos, falou da importância do Projeto Social "A escola vai ao Bombeiro". "Os alunos conhecem a nossa rotina e as nossas atividades. Essa iniciativa é muito importante para desmistificar aquele pensamento de que os bombeiros só apagam incêndios. Porque, na verdade, nós atendemos acidentes automobilísticos, primeiros socorros, salvamento em altura, desencarceramento e outras atribuições”, explicou.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Alissandra dos Santos, é muito importante reconhecer o trabalho dos Bombeiros. "Essa experiência é enriquecedora para a formação das nossas crianças. Estamos gratos pela parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe", agradeceu.

Na segunda etapa do Projeto, o Colégio Salesiano recebeu alguns bombeiros e cães do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe. A iniciativa foi um momento para os alunos esclarecerem dúvidas sobre a profissão e interagirem com os cachorros. Os dois labradores, Jimy e Jolie, participaram do serviço de busca e resgate em Brumadinho-MG.

"Em Brumadinho foi uma sequência de ocorrências que nós atendemos. Foi muito difícil e exaustivo pela quantidade de vítimas sem vida que encontramos. Eu trabalho com os cães da nossa corporação. Nossas atividades são realizadas todos os dias no período da manhã e da tarde. Nosso objetivo é habilitar os labradores para as buscas e os salvamentos", explicou o subtenente Elielson Silva, que está no Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe há 33 anos. 

A Soldado Combatente, Milena Araújo, é ex-aluna do Salesiano. Ela explica que após o curso de formação, o bombeiro trabalha nas áreas aquática, terrestre, administrativa e  de salvamento. "Eu trabalho na parte operacional, incêndio, resgate veicular e atendimento pré-hospitalar. É muito gratificante estar aqui hoje, eu estudei no Salesiano desde os 2 anos de idade. Me sinto realizada, eu sou muito grata a esta Casa Salesiana. Tenho certeza que parte da profissional que eu sou hoje é fruto da educação que recebi nesta escola", afirmou.