Carta do Padre Arlan
Estimada família salesiana,

Aracaju, 6 de dezembro de 2024,
Estimada família salesiana,
"O tempo muito me ensinou: ensinou a amar a vida, não desistir de lutar, renascer na derrota, renunciar às palavras e pensamentos negativos, acreditar nos valores humanos, e a ser otimista. Aprendi que mais vale tentar do que recuar… Antes acreditar do que duvidar, que o que vale na vida, não é o ponto de partida e sim a nossa caminhada” - (Cora Coralina)
Como religioso professo salesiano, estamos educados a viver a realidade de nos despedirmos de uma frente pastoral, que conduzimos como líderes por um certo período. Em novembro de 2018, como diretor do Colégio Dom Bosco em Fortaleza, recebi com alegria a obediência para ser diretor do Colégio Salesiano Aracaju. Fiquei com o coração apertado e tantos outros sentimentos, por estar encerrando um ciclo e ficar distante geograficamente dos amigos e da obra educativa, que tanto me envolvi.
Em novembro de 2024, após seis anos assumindo a direção do Salesiano Aracaju, sou convidado a servir em outra missão educativa como Ecônomo Inspetorial, na minha amada Inspetoria do Nordeste, em Recife. Confesso que uma avalanche de sentimentos volta a fazer barulho interiormente. Contudo, alegro-me ao recordar que cumpri bem o meu dever. Deixo o legado de Dom Bosco e a missão educativa viva e pujante na sociedade aracajuana.
Agradeço a Deus pelo chamado à vida religiosa salesiana e à minha família por me acompanhar com afeto e orações. Gratidão aos meus irmãos salesianos da comunidade, aos alunos, ex-alunos, familiares, professores, coordenadores e a todos os colaboradores, aos atuais e os que passaram durante meu governo, pela contribuição com a missão educativa.
O estimado Padre Robson Barros, que atualmente reside em Recife como ecônomo inspetorial, assumirá a direção do Colégio Salesiano Aracaju, na certeza que será muito bem acolhido pela comunidade educativa auguro uma frutuosa missão com as bênçãos da intercessão de Maria Auxiliadora e São João Bosco.
Fundamentados na mística natalina desejo que todos nós possamos vivenciar a simplicidade e o amor do Menino Jesus com os nossos irmãos e irmãs no cotidiano da vida. Continuemos firmes na esperança, no amor e na caridade.
Na oportunidade convido-os à Missa, dia 19/12/24 às 19h, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, na qual renderei graças pelos 9 anos de sacerdócio e me despedirei do Salesiano Aracaju.
Faço votos que 2025 possamos permanecer mergulhados na cultura da gratidão, gratos a Deus e às pessoas. Desviemos o olhar do supérfluo e fixemos no valor da vida. Um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de alegria e paz.
Pe. Arlan Braga Oliveira,
Com amor!