Salesiano Aracaju participa de mutirão de Limpeza de praias realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos

Cerca de 460 kg de resíduos foram recolhidos pelos 300 voluntários do evento

Salesiano Aracaju participa de mutirão de Limpeza de praias realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias foi celebrado no último sábado, 16 de setembro, em todos os países do mundo. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a conservação e o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos. Dessa forma, a Fundação Mamíferos Aquáticos realizou a 8ª edição da ação de limpeza de praias no Mosqueiro (Sergipe). Os líderes de turma do Colégio Salesiano de Aracaju, acompanhados da equipe pedagógica e de professores de biologia, participaram da iniciativa. 

Os estudantes recolheram plásticos, vidros e outros resíduos descartados indevidamente na areia da praia. O mutirão de limpeza foi muito importante para reafirmar a importância de deixar na praia apenas pegadas e não lixo. "Essa ação foi relevante para os animais marinhos e para nós futuramente. Que cada vez mais, possamos cuidar do nosso planeta. Nós encontramos, em um percurso pequeno, sandálias quebradas, cotonetes, plástico, revestimento de barcos e até lixo hospitalar", afirmou o aluno da 2ª série A do Ensino Médio Ryan Kaick da Silva.

Conforme o biólogo da Fundação Mamíferos aquáticos, Rodolfo Alves, o lixo deixado na praia não é normal. Além disso, ele impacta negativamente os animais marinhos. "A nossa proposta foi uma caminhada de 1km para mostrar os impactos dos resíduos descartados incorretamente na praia", destacou.

Ao todo, foram coletados 460 kg de lixo por 300 voluntários no Beach Clean Up de Sergipe. "Eu tive a honra de participar desse evento. É importante lembrar que o plástico pode matar os animais marinhos. É o caso das baleias que encalham nas praias e estão com a boca cheia de plástico. Além disso, os plásticos descartados nas praias formam as ilhas de plástico nos oceanos", explicou o professor de biologia do Salesiano Filipe Mendes.

Foi a primeira vez que o aluno da 2ª série A do Ensino Médio, Lucio Santos, participou da ação de limpeza de praias. "Eu achei muito interessante participar dessa iniciativa. Não podemos jogar o nosso lixo na praia. Temos que descartá-lo no local correto. Porque, é importante refletir sobre as consequências das nossas ações tanto para nós quanto para as gerações futuras", afirmou.