Palestra de mulheres que inspiram no Salesiano Aracaju
O momento também foi uma oportunidade para as profissionais relatarem suas experiências e desafios enfrentados durante suas trajetórias e no ambiente de trabalho como mulher

Na manhã desta quarta-feira (12), o Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, realizou a palestra “Mulheres que inspiram” com o objetivo de celebrar o papel da mulher na sociedade, destacando histórias inspiradoras de lideranças, superação e conquistas no esporte, na comunicação e na segurança pública. O evento contou com a participação dos educadores e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.
A palestra faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março e foi ministrada pela Secretária de Estado do Esportes e Lazer de Sergipe, Mariana Dantas, a jornalista e assessora de comunicação do Ministério Público, Lays Rocha, e a subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, coronel Maria Souza.
O momento também foi uma oportunidade para as profissionais relatarem suas experiências e desafios enfrentados durante suas trajetórias e no ambiente de trabalho como mulher. Para a subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Maria Souza, a educação tem um papel fundamental na construção de uma sociedade. “Através da qualificação, estudos e dedicação, nós podemos mudar realidades e assim, gerar a igualdade”, expressou.
De acordo com a coordenadora do programa e inglês, Glicia Aragão, esta atividade contribui para formar alunos críticos e reforçar o compromisso da escola com a construção de um futuro mais igualitário. “Quando você traz mulheres que já passaram por dificuldades e ocupam cargos que antes eram só dos homens, o aluno começa a ver aquilo como exemplo”, explicou.
Ao finalizar a palestra, os alunos prestaram singelas homenagens às convidadas, com a entrega de flores, palavras de agradecimento e uma apresentação musical. A estudante da 3ª Série do Ensino Médio, Jullie Santos participou das homenagens, e reforçou a importância de ter mulheres como referência na sua vida. “Para mim é muito importante porque sou mulher, e estou finalizando o Ensino Médio. Além disso, foi bom para mim e para meus colegas prestar uma homenagem a essas três profissionais incríveis. Eu particularmente me identifiquei com a fala da ex-aluna e jornalista Lays Rocha, por ser uma mulher negra, que foi bolsista no Salesiano Aracaju e hoje é uma referência na comunicação social. Assim ficou claro que elas são inspiração para nós, e creio que elas perceberam que são importantes para todas nós”, ressaltou