Alunas-atletas da Ginástica Rítmica conquistam lugares nos pódios de competições nacionais e internacionais

Alunas-atletas da Ginástica Rítmica conquistam lugares nos pódios de competições nacionais e internacionais

Os esportes do Colégio Salesiano fomentam saúde, disciplina, empatia, desenvolvimento físico e cognitivo, além de auxiliar na saúde mental dos alunos-atletas. Todas as atividades esportivas do Colégio Salesiano são coordenadas pelo educador José Carlos Cunha, há 13 anos. A escola oferta 11 modalidades esportivas, dentre elas: natação, voleibol, basquete, futsal, handebol, ballet, karatê, judô, xadrez, tênis de mesa e ginástica rítmica. Ao todo, as escolinhas esportivas têm 528 atletas matriculados, no contraturno das atividades pedagógicas regulares. Uma das modalidades que mais cresce na escola em número de alunas e em resultados positivos é a Ginástica Rítmica.

"Há dois anos, eu trabalho no Salesiano Aracaju. Quando eu cheguei tínhamos somente 10 alunos na escolinha de Ginástica Rítmica. Agora temos 30 alunas. Eu e a estagiária Emili Barbosa já temos equipes de pré-treino, fomos para o Nordestão, competições nacionais e internacionais. Conseguimos um resultado expressivo em todas. Nós estamos lapidando vários talentos na escola e no meu centro de treinamento", professora Thalyta Almeida.

Atletas de destaque

Kauany Marcelle Santos de Almeida, de 13 anos, do 8º ano B do Ensino Fundamental (Anos Finais), começou a treinar Ginástica Rítmica com 6 anos de idade. Hoje em dia, ela concilia seu tempo entre estudos, treinos e competições. "Neste ano, eu participei de cinco competições, a última foi o Nacional, que fiquei com a medalha de prata, disputando com ginastas de todo o Brasil. Sobre minha rotina de treinos: nas férias é mais leve com treinamentos de 4 horas por dia. Já no período regular, eu treino em média 6 horas por dia, no Clube da Professora Thalyta Almeida e faço parte da equipe de Ginástica Rítmica do Salesiano. Minha família me apoia muito seja nos treinos ou nas competições. Eles torcem muito por mim", afirmou a aluna-atleta, Kauany Marcelle de Almeida.

Maria Clara Vitória dos Santos André, de 15 anos, estuda no 9º ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) e começou a treinar ginástica rítmica com 5 anos de idade. Com o passar dos anos, ela evoluiu muito na modalidade e já possui conquistas internacionais.

"A última competição que participei, neste ano, foi a Copa Alemanha, no Chile. Eu consegui a medalha de bronze no Aparelho Bola e minha equipe ficou em segundo lugar geral na competição. No ano passado, eu fui medalha de ouro no Aparelho Massas, na Copa Alemanha. Acredito que o sonho de toda atleta é estar na seleção e representar seu país. Mas sabemos que é um processo demorado. A Ginástica Rítmica representa para mim disciplina, equilíbrio e formou grande parte do meu caráter. Até porque, nós não ganhamos o tempo todo. É preciso saber ganhar e perder", destacou Maria Clara Vitória dos Santos.