Salé João “Fé e tradição” celebra a cultura nordestina em Aracaju
A festa junina é uma manifestação cultural muito importante para os nordestinos. Todos esperam ansiosos o mês de junho para homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro; dançar forró; assistir apresentações das quadrilhas juninas e se deliciar com as comidas típicas à base de milho e coco.
No Colégio Salesiano Aracaju já é tradição valorizar a cultura nordestina no mês de junho com a realização do Salé João, que mantém viva a tradição das apresentações de quadrilhas juninas, barraquinhas de comidas típicas, forró, trio pé de serra, xote e xaxado. O evento do Colégio Salesiano Aracaju foi realizado no último sábado, 8 de junho, e contou com a presença dos estudantes, familiares e educadores. Os alunos de todos os segmentos de ensino apresentaram coreografias de danças nordestinas, caracterizados com trajes caipiras, e as músicas resgataram a luta, a fé e o trabalho do povo sertanejo.
De acordo com a professora Fabiana Ramos, o Salé João é um dos eventos mais esperados no calendário escolar. "Nós valorizamos a cultura do Nordeste, fazendo um resgate da nossa culinária típica e das músicas de artistas consagrados do forró. Além disso, o Salé João fortalece os laços entre família e escola. O evento foi repleto de encanto e alegria. Eu amo participar e sou grata por ajudar na animação e coreografias das crianças. O mês de junho é especial para mim, eu lembro da minha infância e adolescência", disse a professora Fabiana Ramos.
A senhora Tatiane Oliveira, mãe do aluno Joaquim de Oliveira, ficou feliz ao assistir às apresentações juninas. Ela também parabenizou a organização do evento pela decoração, caracterização da equipe de professores e participação da família nas quadrilhas. "Me senti bem, foi lindo ver meu filho se divertindo com os coleguinhas no Salé João. Devo ressaltar também que o tempo maior de participação dos pais no momento da quadrilha fez muita diferença. Amei ter participado. O evento é de suma importância para trabalhar o sentimento de pertencimento e tanto a cultura nordestina quanto a sergipana. Desde cedo, as crianças precisam se sentir bem em ser nordestino, valorizando as suas raízes", afirmou.
O aluno Lúcio César Nascimento é quadrilheiro da Xodó da Vila e aprendeu essa tradição com suas tias. Ele e os alunos do Ensino Médio realizaram uma homenagem ao povo nordestino. "Meu contato com as quadrilhas juninas começou vendo as minhas tias dançando. Assim, eu me apaixonei e comecei a dançar também. Para mim foi muito gratificante dançar no Salesiano e fortalecer a nossa cultura, tudo estava muito lindo e as apresentações foram impecáveis", expressou o estudante.